Ads Top

Google utiliza IA para melhoria em trafego de imagens

O gigante da internet desenvolveu um sistema capaz de melhorar detalhes de imagens e cortar em até um terço o consumo de dados no Google+


Ainda não chegou ao nível das séries policias, onde se amplia uma imagem ao ponto de ver um reflexo nos olhos de alguém, mas fará as imagens do Google+ carregarem mais rápido, além de economizar uma boa parcela de dados, o que é muito útil em se tratando de Smartphones e limites de dados de navegação.

A tecnologia do Google é chamada de RAISR , do ingles "Rapid and Accurate Image Super Resolution" , imagem com super resolução  rápida e acurada. É uma forma inteligente de se utilizar inteligência artificial, capaz de aprender padrões de como as imagens são ampliadas, tendo milhões de imagens como fonte de aprendizado.

Em softwares de edição de imagem, é possível diminuir a quantidade de pixels de imagens grandes para serem exibidas em telas menores, porém o caminho contrário, adicionar pixels a imagem não melhora sua qualidade de exibição, você não consegue criar informação que não existe na imagem. O Google utilizou uma outra abordagem para essa questão.


O RAISR comparou milhares de pares de imagem em alta e baixa resolução para gerar seus padrões, conseguindo ter uma boa noção de como um detalhe específico de uma imagem de baixa resolução seria em uma imagem de alta resolução, além de conseguir diminuir o efeito de "Aliasing", tornando os contornos melhor definidos e suaves.

A imagem acima mostra a comparação no serrilhado gerado na ampliação da imagem.

Essa nota tecnologia foi detalhada em pesquisas de 2016 e apesar de não ser a unica alternativa para melhoria de trafego e qualidade de imagens disponível no mercado, o RAISR tem se mostrado de 10 a 100 vezes mais rápido que os concorrentes, permitindo seu uso em smartphones em tempo real.

fonte: https://www.cnet.com/news/google-ai-expands-your-photos-to-shrink-your-mobile-data-usage/
Viu algum erro ou gostaria de deixar uma observação? deixe um comentário abaixo!

Nenhum comentário:

:)

Renato Roque. Tecnologia do Blogger.