Ads Top

Novo Malware afeta Androids e pode controlar o aparelho

A AVG descobriu um Malware que ataca smartphones com Android, e publicou um report completo, que pode ser acessado neste link.

O Malware foi apelidado de PowerOffHijack.

Segundo a AVG, o Malware é capaz de controlar as funções básicas do telefone, tudo isso enquanto o usuário pensa ter desligado o mesmo, pois o código malicioso troca a tela de confirmação de desligar do sistema pela dele, e "finge" desligar o aparelho para iniciar seus comandos.

Descoberto primeiramente na China, o Malware foi reportado em cerca de 10.000 aparelhos, um número considerado baixo pela vasta gama de aparelhos Androids que existem.

Isso explica-se por dois motivos:

1-) O Malware precisa de acesso ROOT, ou seja, se o aparelho não estiver com o sistema modificado inicialmente por conta de um aplicativo ou um sistema terceiro, ele não é capaz de se instalar no Smartphone.

2-) Ele não é capaz de infectar o novo Android, o 5.0, mesmo com acesso Root.

Esse tipo de código malicioso é a razão porque acesso ROOT só deve ser feito nos celulares quando o usuário é experiente, já que este procedimento é voltado para desenvolvedores, e quando o aparelho está com acesso liberado, é necessário tomar muito cuidado com o que se instala.

Segundo o site da AVG, o Malware, após entrar em estado de execução, pode fazer chamadas, enviar mensagens e controlar outras funções do aparelho.

Vale a pena lembrar que a Google trabalha todos os dias intensamente para retirar do Play Store aplicativos maliciosos ou que violem sua política.

Fiquem atentos!

Fonte: dailydot


Nenhum comentário:

:)

Renato Roque. Tecnologia do Blogger.